top of page

Finep e MCTI celebram primeiros projetos de inovação financiados com juros reduzidos
Foram definidos programas com relevância e impacto sobre o desenvolvimento do país, evitando o quadro de dispersão dos recursos do principal fundo de financiamento da ciência brasileira

A Finep e o MCTI assinaram na quarta-feira (21/6) os primeiros contratos de financiamento com taxas de juros reduzidas de projetos inovadores nas áreas de comercialização de energia e créditos de carbono, digitalização de serviços e saúde. Desde que foi sancionada a Lei 14.554/2023, que estabeleceu a TR como indexador nos financiamentos concedidos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), 200 projetos já foram contratados, totalizando R$ 1 bilhão.

No evento realizado no MCTI, a ministra Luciana Santos reforçou a importância da recomposição do FNDCT, que alcançou R$ 10 bilhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação em 2023, e da redução dos juros para a retomada da atividade econômica. Foram assinados contratos com as empresas 2W ECOBANK S.A, LIBBS Farmacêutica LTDA, Telemont Engenharia de Telecomunicações S.A., KYLY Indústria Têxtil LTDA e Centro Tecnológico Randon LTDA. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participou de assinatura representando todas as micro, pequenas e médias empresas beneficiadas pela nova taxa TR, e contempladas via crédito.

 

Leia mais:

 

Fonte: Finep

bottom of page