


ABCI – Ciência ao Raiar do Sol
ABCI propõe para seus colaboradores o CRS, encontro voltado para debates e compartilhamento de ideias.
1ª EDIÇÃO DO CRS
Nosso primeiro encontro do programa Ciência ao Raiar do Sol (CRS) realizado na manhã do dia 23 de junho de 2022 foi concluído com exímio. Responsáveis pela introdução do evento tivemos Bruno Oliveira, um de nossos diretores, e Nicolas Aguiar, um de nossos estagiários.

O Ciência ao Raiar do Sol nasceu com o propósito de promover maior contato dos pesquisadores com aspectos mais relevantes dos trabalhos que vêm sendo conduzidos em áreas fora de seu domínio imediato de atuação; proporcionar conhecimento em torno a campos de estudo interdisciplinares e a ciência aplicada, tendo por base exposições, debates e argumentação crítica.
Leonardo Lopes apresenta Algoritmos para cálculo de trajetos, 2022.
As apresentações técnicas apresentadas foram sobre temas como "Inteligência artificial para sísmica de reflexão" e "Algoritmos para cálculo de trajetos", apresentadas por Fernando Reiser e Leonardo Lopes, respectivamente. Como parte do cronograma foi oferecida uma aula sobre "Análise filosófica do evolucionismo: espécie, ontogênese e epigênese" apresentada por André Roncolato, um de nossos diretores, como proposta para o debate de encerramento.
.jpeg)
Andre Roncolato apresenta Análise filosófica do evolucionismo: espécie, ontogênese e epigênese, 2022.
2ª EDIÇÃO DO CRS
Aconteceu nessa quarta-feira (31/08) a segunda edição do Ciência ao Raiar do Sol.
Após a conclusão satisfatória do último evento e a experiência positiva entre os colaboradores, a ABCI trás novamente a proposta de debates e compartilhamento de ideias num momento de exposições e esclarecimentos com o tema, proposto pelos palestrantes da rodada, Princípios Filosóficos do Método Científico.
Na 2ª edição do CRS, tivemos uma de nossas pesquisadoras, Daniele do Carmo, como mestre de cerimônia. O evento segue com o proposito de expor assuntos e promover debates em busca de troca de conhecimento e reflexão e, assim como a nossa primeira edição, a segunda edição foi um sucesso além do esperado.

Nessa edição tivemos como primeiro apresentador nosso diretor Bruno Oliveira, que trouxe o tema ”Descartes em pauta: Pressupostos da obra Discurso do Método em referência à obra Meditações Metafísicas”. A apresentação apontou aspectos históricos e contextualizou os pensamentos do filosofo e a dúvida como método principal de aferir o conhecimento.
Bruno Oliveira apresenta Descartes em pauta: Pressupostos da obra Discurso do Método em referência à obra Meditações Metafísicas, 2022.
A segunda apresentação foi conduzida por um de nossos estagiários, Nicolas Aguiar, que discorreu sobre “Introdução à Lógica Clássica: Fundamentos dos Processos de Dedução e Indução”, essa apresentação teve como primeiro foco a definição de alguns conceitos lógicos fundamentais seguido aplicação dos princípios da lógica clássica de modo a construir argumentos e identificar falácias.

Nicolas Aguiar apresenta Introdução à Lógica Clássica: Fundamentos dos Processos de Dedução e Indução, 2022.

Equipe ABCI, 2022.
3ª EDIÇÃO DO CRS
Aconteceu nessa quinta-feira (20/10/2022) nossa terceira edição do CRS.
O Ciência Ao Raiar do Sol está virando uma querida tradição em nossa associação. Sempre focados em trazer assuntos reflexivos e temas que fogem do cotidiano rotineiro, continuamente com o intuito de incentivar o pensamento crítico e proporcionar oportunidades de questionamentos e conhecimento.
Buscamos sempre melhorar nossa didática e aprimorar nossa metodologia a fim de tornar ainda mais especial o CRS e nesta terceira edição decidimos flexibilizar a temática e abrir espaço para apresentações de temas em áreas distintas. Nesta rodada, tivemos como expositores um de nossos diretores e uma de nossas estagiárias. Nosso Ciência ao Raiar do Sol foi, mais uma vez, concluído com sucesso.
.png)
A primeira a apresentar foi nossa estagiária, Luiza Potenza, abrindo o CRS com o tema “Fotônica Flexível” e trazendo um panorama das aplicações e princípios básicos.
Luiza Potenza apresenta “Fotônica Flexível”, 2022.
Já na segunda apresentação tivemos um de nossos diretores, André Roncolato, em sua segunda participação como expositor, desta vez ele trouxe para o CRS o tema/questionamento “Uma visão filosófica da Ciência Moderna: há na ciência moderna um dualismo epistemológico?”.
.png)
André Roncolato apresenta “Uma visão filosófica da Ciência Moderna: há na ciência moderna um dualismo epistemológico?”, 2022.
4ª EDIÇÃO DO CRS
Aconteceu nessa quinta-feira (03/11/2022) nossa quarta edição do CRS.
Concretizamos nossa quarta edição com o sentimento de evolução, mais inspirados e envolvidos. Se passaram apenas quatro edições, mas a cada evento notamos os resultados melhorando e aprendemos cada vez mais.
Como a ideia de exposição com temas distintos deu certo na edição anterior, mantivemos o formato e trouxemos a reflexão sobre a noção do saber e o dinamismo da construção de um carro baja que apesar de parecer destoar do primeiro tema, acabou sendo usado no encerramento como objeto de exemplo da causalidade no cotidiano.

Bruno Oliveira apresenta “A Noção de Causalidade em Aristóteles”, 2022.
Eyk Valentin apresenta “Construção Mecânica Dedicada”, 2022.

5ª EDIÇÃO DO CRS
Aconteceu nessa sexta-feira (10/02/2023) nossa quinta edição do CRS.
O primeiro Ciência ao Raiar do Sol de 2023 aconteceu no início de fevereiro e assim como o novo ano, ele aconteceu num novo espaço e em um formato inedito. As apresentações habituais deram lugar a uma análise filosofica e minunciosa dos detalhes doutrinais do filme A Origem (Inseption) de Christopher Nolan, 2010.

O expositor da 5ª edição foi nosso diretor André Roncolato e em sua explanação ele levantou questões como o desenrolar do roteiro que acontece nas várias camadas de sonho onde é apresentado ao espectador diversos símbolos de forma velada convergindo em todos os aspectos do místico teatro renascentista camiliano. Ele trouxe em sua análise os importantes aspectos de câmera, sonoridade, efeitos especiais e trilha sonora que apoiam sobremaneira a interpretação de um teatro camiliano na contemporaneidade.
