Gravitação Teleparalela

Professores da Unesp lançam primeira obra mundial sobre o tema

Em 2015, a Teoria da Relatividade completa cem anos. Professores do Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo, SP, Jose Geraldo Pereira e Ruben Aldrovandi publicaram um livro sobre Gravitação Teleparalela. Trata-se de uma teoria alternativa para a gravitação que, embora seja conceitualmente diferente da Relatividade Geral, é equivalente à Relatividade Geral.

 

Acesse o livro em aqui

Prestes a completar um século, a teoria da relatividade geral de Einstein ganha a companhia da gravitação teleparalela, ou teleparalelismo, uma teoria equivalente à relatividade geral, mas profundamente diferente do ponto de vista conceitual.

Nessa teoria, ao invés de ser descrito pela curvatura, o campo gravitacional é descrito pela torção. Além disso, da mesma forma que as teorias que descrevem as outras três interações fundamentais da natureza, o teleparalelismo é também uma teoria de gauge, com o grupo das translações como grupo de simetria. Essas e outras propriedades fazem do teleparalelismo uma teoria bastante atraente e promissora, pois fornece uma nova maneira de olhar para a interação gravitacional.

O livro ‘Teleparallel Gravity: An Introduction”, escrito por Ruben Aldrovandi e José Geraldo Pereira, ambos do Instituto de Física Teórica da Unesp, é o primeiro e até agora único livro dedicado à gravitação teleparalela. Seu público são pesquisadores e estudantes de doutorado da Área de gravitação.

 

Fonte: Unesp

© 2018 ABCI - Associação Brasileira Científica para a Inovação

SIGA-NOS:

  • w-facebook
  • Twitter Clean